
SINTA O CHEIRO DO MAR PARTE DA EXPERIÊNCIA DE UMA CRIANÇA PARA ABORDAR A CORAGEM INFANTIL
Premiado como Melhor Monólogo para crianças de 2024 (conquistou o importante Prêmio APCA de São Paulo), Sinta o cheiro do mar chega a São José do Rio Preto para duas apresentações neste final de semana, dias 05 e 06 de Julho download images legally.
O espetáculo integra a programação do 2° Festival Seguros Unimed e acontecerá às 15h no Teatro Nelson Castro.
Sinta o cheiro do mar tem como tema o exercício da coragem kartenmaterial herunterladen. A montagem tem dramaturgia, direção e atuação de Stella Tobar, atriz com 30 anos de carreira e com forte atuação em montagens dirigidas para toda a família, à frente da Borbolina Cia powerpoint exercises free download. Recentemente, a Cia trouxe à cidade outro sucesso, O menino e cerejeira.
Sinta o cheiro do mar convida o público a seguir os momentos vividos por uma menina que se prepara para uma cirurgia de adenoide, que a fará respirar melhor e lhe trará como principal benefício recuperar o pleno sentido do olfato e apreciar o cheiro de tudo, em especial do mar, onde ela tanto gosta de brincar video from icloud.
A dramaturgia foi desenvolvida a partir de uma experiência biográfica da autora, ao acompanhar no passado a mesma cirurgia feita pela sua filha dropbox download deutsch kostenlos. A peça trata com leveza e ludicidade a experiência infantil em lidar com questões de saúde e outras, além do aprendizado extraído quando se encara as situações da vida com coragem, mantendo a esperança e a força necessárias bau simulator 2014 download vollversion kostenlos.
“Transformar um fato biográfico em arte, exaltando as emoções e sentimentos que são comuns a todos os seres humanos é o que o texto faz, poeticamente.”, ressalta Stella adobe cc download kostenlos. “Eu queria falar sobre as questões de ser e estar no mundo, a partir da ideia de que estamos tristes às vezes, mas não somos tristes. E no processo de construção do texto veio a lembrança dos sentimentos provocados por uma questão de saúde, pois nós não somos a doença, não somos os medos que nos afligem na busca pela cura, mas somos muito mais, e às vezes estamos esperançosos e corajosos também tax 2018 herunterladen. E até mesmo alegres”, completa a artista.
Nas palavras do Crítico Dib Carneiro Neto, “Em um espetáculo tão rico em detalhes, cuidados e sensibilidades, como é Sinta o Cheiro do Mar, não poderia faltar um final bem pensado, com um efeito dramatúrgico cativante, um jeito de juntar a ficção com o lance autobiográfico da autora mijn ing app downloaden. Não vou contar aqui, claro. Mas, quando você for, espere pela cena final que vai aparecer no telão. Ela nos inunda de alegria e esperança. E de fé na vida – a vida que se abre desimpedida e desentupida, como um nariz agora pronto para sentir o cheiro do mar.”
O solo de Stella Tobar contrasta com a dinâmica de animações e é permeado de músicas ao vivo, garantindo a leveza e beleza dessa produção multilinguagens synology driveen. O trabalho reúne recursos audiovisuais (animações especialmente criadas por Lauren Kurotsu) e música original cantada e executada ao vivo por Stella e os músicos Sérvulo Augusto (que assina a direção musical) e Gui de Mattos. Completam o time a criação de cenário e figurinos de Paula de Paoli e o desenho de luz de Giuliano Caratori, além de confecção de boneco e adereços por Zé Valdir.
Percepções e compreensões sutis desse cenário cotidiano são reforçadas nas letras das canções da peça (assinadas por Stella e Sérvulo), uma aposta para sensibilizar os espectadores-mirins – e jovens e adultos – a se inspirarem pela resiliência dessa menina, que com esperança sai mais forte dessa fase.
Cenas ganham livro
Alternar adaptações de obras literárias e textos originais tem sido uma premissa do trabalho de Stella Tobar, que já adaptou também obras de Clarice Lispector para a cena. “Acho a literatura uma fonte riquíssima para beber histórias e temas para o teatro. E penso que o teatro pode também promovê-la e incentivar a leitura. Não à toa, dois espetáculos da companhia são criações a partir de obras literárias. E Sinta o cheiro do mar fez o caminho inverso e virou livro físico (que estará disponível para venda), e livro audiovisual acessível. Aguarde as canções do espetáculo que serão lançadas nas plataformas digitais também!”, antecipa a atriz e autora.
Ficha Técnica
Dramaturgia, direção e atuação: Stella Tobar
Músicos: Sérvulo Augusto e Gui de Mattos
Direção das animações e ilustradora: Lauren Kurotsu
Direção Musical: Sérvulo Augusto
Música original: Stella Tobar e Sérvulo Augusto
Desenho de Luz: Giuliano Caratori
Cenário e Figurinos: Paula de Paoli
Boneco e adereços: Zé Valdir
Artistas-provocadores: Kátia Daher e Paulo de Pontes
Preparação Corporal: Vera Luz
Preparação Vocal: Tato Fischer
Fotos: Gui Assano e João Maria
Costura Figurinos: Zezé – Maria José de Castro
Costura Cenografia e Figurinos Músicos: Solange Ramos
Costura Cenografia: Ateliê da Cecília/ Neide dos Santos Ribeiro Pinto e
Celma Souza Aguiar
Maquinaria: Wagner José de Almeida
Produção de Cenografia: Bia Mendes
Operação de Luz: Giuliano Caratori
Operação de Vídeo: Lauren Kurotsu ou André Sakajiri
Técnica de Som e Microfonista: Rafael Galiardo
Produção: Borbolina Cia
Sinopse
Sinta o cheiro do mar, de Stella Tobar, que conquistou o PRÊMIO APCA 2024 de Melhor monólogo para crianças, traz uma história cheia de emoção e alegria, com músicas ao vivo e animações especialmente criadas. Uma menina se prepara para viver algo desconhecido, mas que lhe trará a cura necessária. Onde ela está? Pelo que passará? O público vai descobrir e viver com ela e sua família este momento, até que ela possa sentir o cheiro do mar novamente.
Serviço
Sinta o cheiro do mar, da Borbolina Cia.
Dias 05 e 06 de Julho, às 15h.
Teatro Nelson Castro.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre