FEFOL ANUNCIA PROGRAMAÇÃO OFICIAL COM REPRESENTANTES DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL EM EDIÇÃO HISTÓRICA
A Estância Turística de Olímpia, a Capital Nacional do Folclore, apresentou oficialmente na última quarta-feira, dia 2 de julho, a programação da 61ª edição do Festival do Folclore (FEFOL), que acontecerá entre 2 e 10 de agosto no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” herunterladen. O evento de lançamento, que marca a contagem regressiva de um mês para a festa, foi realizado no Museu do Folclore e reuniu autoridades locais, grupos culturais, imprensa e parceiros, que conferiram em primeira mão as atrações deste ano, em uma cerimônia marcada por apresentações artísticas locais herunterladen.
Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do país, o festival celebrará a diversidade cultural brasileira reunindo grupos de todas as cinco regiões e recebendo, pela primeira vez em sua história, estados inéditos como Amapá, Roraima e Acre, uma das grandes novidades desta edição daten von dropbox herunterladen. Ao todo, 23 estados estarão representados no palco do FEFOL, o maior número em 61 anos.
No total, 66 grupos estão confirmados para esta edição, dos quais 46 vêm de diversas localidades do Brasil e 20 são grupos locais, reforçando o protagonismo cultural de Olímpia youtube video auf handy herunterladen iphone. Outro destaque deste ano é que, desse total, 15 grupos confirmados participarão pela primeira vez do FEFOL, trazendo manifestações típicas de seus territórios nunca antes vistas no palco da festa, em mais de 60 anos landser kostenlos downloaden.
O estado homenageado deste ano é o Maranhão, representado visualmente pelo trabalho do artista olimpiense Rochinha, que criou uma identidade gráfica inspirada no Bumba-meu-Boi, manifestação emblemática da cultura maranhense lego ninjago wu cru kostenlos herunterladen. Inspiração que ilustra os materiais de divulgação da edição, como o cartaz oficial do 61º FEFOL.
Com 61 anos de história, a edição celebra seu Jubileu de Castanheira, título comemorativo prescrito por Professor José Sant’anna (1937-1999) – fundador do festival –, e constante nos anuários antigos do festival, preservando a memória de seu criador herunterladen. Nesta edição, o tema que enlaçará o enredo será “Raízes que nos conectam”, reafirmando o compromisso da Capital Nacional do Folclore e do FEFOL com a preservação da cultura popular brasileira e com a valorização das tradições que unem o Brasil, de norte a sul youtube videoen mit firefox.
As raízes sustentam o festival ao longo do tempo, mantendo viva a memória coletiva dos ancestrais, mas conectando as diferentes regiões, sotaques, expressões e gerações icloud control panel photos. Ao compartilhar suas tradições, os grupos presentes no Festival conectam passado e presente e criam pontes afetivas e culturais que aproximam povos distintos por meio da arte, da música, da dança e da fé images apple.
Assim, durante nove dias, o Recinto do Folclore receberá mais de 120 apresentações noturnas, além de atividades diurnas que envolvem escolas locais, comércio e espaços públicos da cidade. Cerca de 2.800 artistas, músicos e coordenadores farão de Olímpia um verdadeiro mosaico vivo da cultura popular brasileira.
A expectativa da organização é atrair um público estimado em 180 mil visitantes ao longo do festival, reforçando a relevância turística e cultural da cidade.
“Este será o maior festival da história de Olímpia. A participação inédita de todos os estados brasileiros comprova a importância e alcance nacional do nosso evento, fortalecendo Olímpia como referência cultural e turística em todo o país”, destacou o prefeito Geninho Zuliani durante o lançamento.
O 61º Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros.
Serviço:
61º Festival do Folclore – Jubileu de Castanheira
Data: 2 a 10 de agosto de 2025
Local: Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”
Entrada: Gratuita
Confira a programação completa e informações sobre os grupos participantes no site www.folcloreolimpia.com.br


