
PROJETO “GIRAMUNDO: BRINCADEIRAS DE CAMARÁ” PROMOVE ESTAÇÕES BRINCANTES GRATUITAS EM RIO PRETO
Projeto da Coletiva Varal de Chita foi contemplado por meio de chamamento público Lei Nelson Seixas 2025
São José do Rio Preto, 06 fevereiro de 2026 – Para garantir o direito ao brincar como ferramenta de prevenção à violência, a coletiva Varal de Chita lança o projeto “Giramundo: Brincadeiras de Camará”, contemplado pelo chamamento público Nelson Seixas 2025 tomtom karte erneut herunterladen. A iniciativa, conduzida pelos professores Jéssica Dourado e Lucas Molina, promove brincadeiras populares em espaços públicos dos distritos de Rio Preto de forma totalmente gratuita e aberta à comunidade microsoft word kostenlos downloaden vollversion deutsch. A proposta é fomentar a coletividade, valorizar as infâncias, relembrar as brincadeiras ao ar livre, aproveitar a potencialidade dos espaços públicos do município e respeitas as diferenças muss ich zum downloaden. Nesse sentido, as atividades ainda garantem acessibilidade em Libras.
Segundo os professores, o projeto nasceu em 2025 da união de seus trabalhos em eventos, ligados à cultura popular e à capoeira angola herunterladen. “Queremos que o público se reconecte com a simplicidade e a riqueza cultural do brincar”, afirmam Jéssica Dourado e Lucas Molina. Eles explicam ainda que o termo “Camará” é bastante significativo no universo da capoeira, sendo um vocativo afetuoso entre os companheiros iphone app kostenlos musiken.
ESTAÇÕES BRINCANTES
As atividades serão organizadas em estações brincantes, com jogos e brincadeiras tradicionais como:
- Do ar: confecção de capucheta
- Do chão: pé de lata e bolinha de gude
- Cozinha tradicional
- Literatura infanto-juvenil
- Instrumentos percussivos afro-indígenas
Público-alvo
O projeto é voltado principalmente para crianças até 11 anos, mas adolescentes, jovens e familiares também são convidados a participar herunterladen. “Acreditamos que há muito a aprender com o repertório das próprias crianças, por isso elas também serão protagonistas das ações”, reforçam os professores videobewerkingsprogramma downloaden.
Contrapartidas
Como contrapartida, o projeto vai aplicar as estações brincantes no Instituto do Cego Trabalhador e na escola pública municipal Olga Malouk e uma série de vídeos, com demonstrações de brincadeiras simples, acessíveis, que envolvem o corpo, o ritmo, a escuta e o encontro warum kann ich mms nicht downloaden.
SERVIÇO:
Projeto “Giramundo: Brincadeiras de Camará”
Estância São Carlos – 14/02
Distrito de Talhado – 17/02
Distrito de Schmitt – 20/02
Estância Navarette – 27/02
Horário: das 9h às 11h
*Não há necessidade de inscrição prévia nem limite de participantes herunterladen. Todas as circulações são abertas à comunidade, com exceção das contrapartidas.
Projeto viabilizado por chamamento público Nº 02/2025-SMC/LNS


