MÊS DO IDOSO TRAZ REFLEXÕES SOBRE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA

O Brasil vive um acelerado processo de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos, a população idosa cresceu 55% e, atualmente, representa 10,9% da população, segundo dados do IBGE herunterladen. A expectativa média de vida chegou a 76,4 anos e a projeção indica que, em 2050, os idosos serão 30% dos brasileiros.
Para a Dra arduino error whileing library. Maria Fernanda Truffa, geriatra da AGERIP, compreender e participar ativamente das decisões sobre a própria vida é fundamental para envelhecer com autonomia e qualidade. “Talvez fosse mais sábio compreender esse processo participando das decisões, em vez de apenas ser vítima do tempo Samsung s4 is currently not available for download. Envelhecer exige preparação para evitar a sensação de ‘deserto’. Adoeceremos, mas viveremos mais. Planejamento é liberdade”, afirma.
Em paralelo a essa reflexão, a associação promove no dia 25 de outubro a Caminhada Tradicional da Família AGERIP, em celebração ao Mês do Idoso real ringtones for free. O evento acontece dentro da instituição e reúne moradores, associados e familiares, com café da manhã, alongamento e, em seguida, a caminhada que parte do coreto da AGERIP afrikanische musik kostenlos downloaden. A participação inclui crianças e até cadeirantes, reforçando a importância da vida ativa, saúde e socialização na maturidade.
Essa atividade é um exemplo prático de como manter-se ativo e integrado contribui para um envelhecimento saudável, alinhando-se às recomendações médicas e à filosofia da AGERIP de oferecer ambientes seguros e estimulantes para pessoas com mais de 50 anos bulgarian tastatur herunterladen.
www.eloisamattos.com